Notícias de saúde

Colesterol, pressão hipertensão e prevenção cardiovascular

07 de outubro de 2019 (Bibliomed). Alterações pequenas e duradouras nos níveis de colesterol e pressão arterial podem reduzir drasticamente o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVCs, derrames) ao longo da vida.

Um grande estudo constatou que uma combinação de uma queda no colesterol LDL (o tipo chamado de “colesterol ruim”) e uma queda na pressão arterial sistólica (o número mais alto na leitura da pressão arterial) reduz o risco de doenças cardíacas e AVCs ao longo da vida pela metade. E, quanto mais esses níveis caem, maior a redução no risco de doenças cardíacas e AVC.

A nova pesquisa incluiu quase 440.000 pessoas, com idade média de 65 anos, matriculadas em um estudo de longo prazo no Reino Unido. Cinquenta e quatro por cento eram mulheres. Os participantes do estudo foram recrutados entre 2006 e 2010. O acompanhamento durou até 2018. Durante esse período, quase 25.000 pessoas tiveram um Infarto do miocárdio não fatal, um AVC causado por um bloqueio dos vasos sanguíneos (isquêmico) ou uma morte por doença cardíaca.

Os pesquisadores procuraram participantes do estudo que apresentavam variantes genéticas que os levaram a ter menor colesterol LDL e menor pressão arterial sistólica ao longo do estudo. Ao fazer a análise estatística, os pesquisadores foram capazes de estimar os efeitos ao longo da vida do colesterol mais baixo e da menor pressão arterial sistólica em comparação com pessoas sem essas variações genéticas.

O estudo constatou que a combinação de uma redução de LDL de 39 mg/dL e uma pressão arterial sistólica mais baixa de 10 mm Hg poderia diminuir o risco de doenças cardiovasculares ao longo da vida em 80%. A mesma combinação também reduziu o risco de morte durante a vida devido a doenças cardíacas em mais de dois terços.

O estudo foi apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia 2019, que ocorreu em Paris. Pelo sua importância, foi publicado simultaneamente na revista JAMA.

Fonte: European Society of Cardiology meeting, Paris; Sept. 2, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários