Notícias de saúde

Programa Hospitalar Incentiva Mão Limpa Para Reduzir Infecção

NOVA YORK (Reuters Health) - Programas para estimular a lavagem regular das mãos entre funcionários de hospitais podem melhorar as condições de higiene e prevenir centenas de casos de infecções hospitalares, informaram pesquisadores.

Mãos limpas são essenciais para prevenir as infecções adquiridas no hospital, mas os trabalhadores da área de saúde lavam as mãos com apenas metade da frequência recomendável.

A equipe de Didier Pittet, da Universidade de Genebra (Suíça) implantou, um programa hospitalar de educação e conscientização sobre a necessidade de lavar as mãos. O hospital também promoveu o uso de álcool como alternativa para os tradicionais água e sabão.

Depois de três anos, o programa parece ter dado resultado. Conforme os autores, a taxa de lavagem das mãos aumentou de 48 por cento em 1994 para 66 por cento em 1997. Os enfermeiros e auxiliares de enfermagem tiveram os maiores índices de melhora enquanto médicos e outros agentes de saúde mantiveram suas taxas.

Com o aumento da higiene das mãos houve quedas nas taxas de infeção. Segundo o trabalho publicado na edição de 14 de outubro da revista médica Lancet, o número de pacientes com infecção hospitalar caiu de 17 por cento para 10 por cento durante o período do estudo e as infecções mais sérias caíram em mais da 50 por cento.

Mesmo que apenas um quarto da queda nas taxas de infeção possa ser creditado à melhora da higiene das mãos, os pesquisadores observaram que "a intervenção pode ter impedido mais de 900 casos de infeção".

O caráter temporário das melhoras preocupa os especialistas. "Não sabemos se a melhora da higiene das mãos vai durar mais que a intervenção", escreveram os autores.

"Decidimos, porém, manter um componente permanente de intervenção", informaram os pesquisadores.

Christina Vandenbroucke-Grauls, do Hospital da Universidade Vrije, em Amsterdã (Holanda), concordou com os autores em comentário que acompanhou o trabalho.

"Embora uma simples lavagem das mãos resolva muitos problemas, ainda é preciso estimular os agentes de saúde a fazê-lo, mesmo depois do encerramento de programas de incentivo."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários