Notícias de saúde

Lavar as mãos adequadamente reduz infecções hospitalares

07 de maio de 2013 (Bibliomed). Centenas de milhões de pessoas são afetadas por infecções hospitalares, sejam das mais simples às mais complexas. Contudo, uma medida simples poderia reduzir pela metade o número de casos: lavar as mãos corretamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos mais comuns de infecções hospitalares podem ocorrem blocos cirúrgicos e podem afetar o trato urinário e a corrente sanguínea, além de causar pneumonias.  

Pesquisa realizada pela OMS, em parceria com o Hospital Universitário de Genebra, mostrou que o paciente também deve higienizar corretamente as mãos enquanto estiver internado, bem como os profissionais de saúde e os familiares e visitantes que forem ter contato com ele.

A OMS recomenda que as pessoas lavem as mãos durante cinco momentos chave: antes de tocar o paciente; antes de procedimentos de limpeza e assepsia; após o contato com fluidos corporais; depois de tocar um paciente; e depois de tocar o ambiente do quarto.

De cada 100 pacientes hospitalizados, sete em países desenvolvidos e dez em países em desenvolvimento adquirem infecções associadas à assistência médica. Em caso de pacientes em tratamento intensivo, esse índice pode subir para 30 em cada 100.

Fonte: UPI, 06 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários