Notícias de saúde

Alimentos fritos aumenta o risco de doenças cardiovasculares

30 de julho de 2019 (Bibliomed). Um recente estudo constatou que comer alimentos fritos aumenta o risco de um infarto no coração e de ter um acidente vascular cerebral (AVC; derrame). E quanto mais alimentos fritos você comer, maior o seu risco.

Um novo estudo indicou que as pessoas que ingeriam alimentos fritos de uma a três vezes por semana tinham um risco 7% maior de um infarto no coração e AVC em comparação com aqueles que comiam frituras menos de uma vez por semana. Para quem comeu frituras diariamente, o risco saltou para 14%.

Este foi um grande estudo, publicado na revista Clinical Nutrition, incluindo quase 155.000 veteranos militares dos Estados Unidos. Eles eram em sua maioria homens (90%) e sua idade média era de 64 anos. Os pesquisadores perguntaram aos participantes do estudo sobre os alimentos que comiam, incluindo frituras. Pouco menos da metade disseram que comiam frituras menos de uma vez por semana. Cerca de um terço ingeriam alimentos fritos uma a três vezes por semana. Apenas um pequeno grupo, cerca de 5%, disse que comeu frituras diariamente.

Durante o acompanhamento do estudo de três anos, quase 6.800 tiveram uma doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Também é importante notar que, embora o estudo tenha encontrado uma ligação entre os alimentos fritos e o risco de doenças cardíacas e derrames, não se comprou ser este um elo de causa e efeito.

Também não fica claro a partir deste estudo que tipos de alimentos fritos as pessoas estavam comendo, e isso pode fazer uma diferença. Mas, geralmente, os alimentos fritos não são saudáveis uma vez que as frituras adicionam muita gordura e calorias extras.

Fonte: Clinical Nutrition.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários