Notícias de saúde

Artrite reumatoide mais intensa está relacionada à maior incidência de suspensão do uso de bebida alcóolica

25 de abril de 2019 (Bibliomed). Uma maior intensidade da doença, incapacidade, comorbidade e baixa qualidade de vida contribuem para reduções no uso de álcool entre pacientes portadores de artrite reumatoide (AR), de acordo com um estudo publicado na revista Arthritis Care & Research.

Pesquisadores americanos usaram dados de 16.762 participantes do Forward, the National Databank for Rheumatic Diseases, para identificar preditores de mudanças no uso de álcool e mortalidade

Os pesquisadores descobriram que a descontinuação e o início do consumo de álcool eram comuns entre alcoolistas e abstêmios (8,2% e 8,4% das observações, respectivamente). Houve maior descontinuidade e menor iniciação entre os participantes com maior atividade da doença, idade avançada, sexo feminino, raça não branca, obesidade, maior comorbidade, baixa qualidade de vida, baixa escolaridade, baixa renda e incapacidade para o trabalho. Nos modelos tradicionais, os usuários de álcool apresentaram menores escores na Escala de Atividade do Paciente-II e menor mortalidade, mas essas associações não foram observadas nos modelos estruturais marginais.

O estudo concluiu que uma maior atividade da doença, a incapacidade, a comorbidade e a baixa qualidade de vida contribuem para a redução do uso de álcool. O uso ativo e as mudanças no uso não foram associados com a atividade da doença ou com a mortalidade quando se ajustou para confundir, sugerindo nenhum benefício claro do álcool na AR.

Fonte: Arthritis Care & Research. DOI: 10.1002/acr.23847.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários