Notícias de saúde

Exposição passiva ao cigarro pode aumentar ocorrência de doença renal crônica

10 de abril de 2019 (Bibliomed). A exposição passiva ao fumo está associada a um aumento da prevalência de doença renal crônica (DRC) e ao seu desenvolvimento, de acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisadores da Coreia do Sul, e seus colegas examinaram a correlação entre a exposição ao fumo passivo e o risco de desenvolvimento de DRC em 131.196 pessoas que nunca fumaram com função renal normal. Além disso, o risco de desenvolvimento de DRC incidente foi analisado em 1.948 participantes sem DRC no início do estudo.

Os pesquisadores descobriram que a DRC prevalente foi observada em 1,8, 1,7 e 2,0% dos participantes em grupos com exposição de três ou mais dias/semana, menos de três dias/semana e sem exposição, respectivamente. Para a DRC prevalente, a razão de chances ajustada foi significativamente maior nos grupos expostos ao fumo passivo versus ausência de exposição (odds ratio, 1,72 para menos de três dias por semana e 1,44 para três ou mais dias por semana). A DRC ocorreu em 16% dos participantes durante um seguimento médio de 104 meses. Comparado com nenhuma exposição, os participantes com exposição tiveram um risco aumentado para desenvolvimento de DRC.

Assim, a redução das chances de exposição ao fumo passivo aprimorando as políticas públicas de restrição ao tabagismo, e educar o público sobre os danos potenciais do uso doméstico do tabaco poderia reduzir o risco de desenvolvimento de doença renal crônica em população não fumante portadora de uma função renal normal.

Fonte: CJASN March 2019, CJN.09540818; DOI: 10.2215/CJN.09540818.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários