Notícias de saúde

Nutrição infantil à base de soja pode aumentar dores menstruais

19 de dezembro de 2018 (Bibliomed). A alimentação com fórmula de soja na infância está associada a um aumento do risco de dor menstrual em mulheres jovens afro-americanas, de acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction.

Pesquisadores do National Institutes of Health in Research Triangle Park, North Carolina usaram dados do Estudo de Meio Ambiente, Estilo de Vida e Miomas para 1.696 mulheres afro-americanas com idade entre 23 e 35 anos na inscrição no estudo para examinar a correlação entre a fórmula de soja durante a infância e dor menstrual na idade adulta. Os dados sobre a fórmula de alimentação infantil de soja foram apurados para 1.553 participantes.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com mulheres não expostas, aqueles que já foram alimentados com fórmula de soja eram mais propensos a relatar o uso de contracepção hormonal para dor menstrual (risco relativo, 1,4). Durante o início da idade adulta (entre 18 e 22 anos quando não estão em uso de contracepção hormonal), aquelas que já haviam tido recebido fórmula de soja também tinham maior probabilidade de relatar desconforto/dor menstrual/moderada/severa com "a maioria dos períodos", mas não "a cada período".

Portanto, os dados sugerem que a alimentação com fórmula de soja durante a infância está associada à dor menstrual na idade adulta. As observações se somam ao crescente corpo de literatura que, coletivamente, dá suporte às consequências para a saúde reprodutiva da exposição precoce à fórmula de soja.

Fonte: Human Reproduction. DOI:10.1093/humrep/dey303.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários