Notícias de saúde

FDA muda regras de pesquisas para evitar o sacrifício de cães

03 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Como parte de um novo esforço para reduzir o uso de cães em testes de drogas, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) lançou na última semana uma iniciativa para manter os caninos fora de estudos para certos medicamentos veterinários.

O projeto é destinado a estudos conduzidos para testar se uma nova versão genérica de um medicamento é equivalente em eficácia e segurança a um medicamento existente.

Frequentemente, esses testes de drogas envolvem cães vivos que são tratados com a droga e depois sacrificados e autopsiados, para examinar como o medicamento afetou tecidos e órgãos.

Mas sob o novo plano, esses testes podem se tornar obsoletos. O objetivo é fazer um único estudo envolvendo um pequeno número de cães, onde os cães estarão sujeitos a amostragem de sangue minimamente invasiva e adotados como animais de estimação na conclusão do teste curto - para eliminar a necessidade do uso de cães em certos tipos de estudos futuros, onde alguns deles poderiam ter a necessidade de serem sacrificados.

A nova pesquisa tem como objetivo validar essa abordagem, para que os estudos deste tipo possam dispensar a necessidade de uso de caninos vivos.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration. News release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários