Notícias de saúde

Intervenções de estilo de vida contribuem para menor ganho de peso gestacional entre mulheres com sobrepeso e obesidade

24 de outubro de 2018 (Bibliomed). Intervenções de estilo de vida com foco na dieta e atividade física resultam em menor ganho excessivo de peso gestacional (GPG) entre as mulheres com sobrepeso e obesidade, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity.

Pesquisadores americanos randomizaram 1.150 mulheres com sobrepeso ou obesidade em sete centros clínicos para diferentes estratégias de intervenção no estilo de vida (dieta e atividade física) ou tratamento padrão.

Os pesquisadores descobriram que o percentual de mulheres com GPG excessivo por semana foi significativamente menor no grupo de intervenção versus o grupo de tratamento padrão (61,8 versus 75,0%; odds ratio, 0,52). O grupo de intervenção também teve menor GPG total desde o momento da inscrição no estudo até as 36 semanas de gestação (diferença média, -1,59 kg). Os resultados em estudos individuais nos sete locais foram semelhantes. Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação à pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto cesáreo ou peso ao nascer.

Assim, este modesto efeito benéfico foi consistente em diversas modalidades de intervenção em uma grande população de mulheres grávidas dos EUA, tanto racial e como socioeconomicamente diversas.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.22250.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários