Notícias de saúde

FDA adverte sobre os perigos de consumir nitrogênio líquido em alimentos e bebidas

03 de outubro de 2018 (Bibliomed). Consumir ou manipular alimentos e bebidas onde o nitrogênio líquido é adicionado pouco antes do consumo pode levar a lesões graves, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

Esses produtos - que têm nomes como "Dragon's Breath," "Heaven's Breath" e "nitro puff" - estão disponíveis em praças de alimentação, quiosques, feiras estaduais ou locais e outros lugares onde alimentos e bebidas são vendidos. Exemplos de tais produtos incluem puffs coloridos de cereal ou queijo com infusão de nitrogênio líquido que emitem um vapor nebuloso ou semelhante a fumaça, e bebidas alcoólicas e não alcoólicas preparadas com nitrogênio líquido que emitem uma fumaça.

O nitrogênio líquido não é tóxico, mas sua temperatura extremamente baixa pode causar sérios danos à pele e aos órgãos internos, se mal manuseado ou consumido, disse o FDA em um comunicado à imprensa. Inalar o vapor liberado pelo nitrogênio líquido em alimentos ou bebidas também pode causar problemas respiratórios, especialmente entre as pessoas com asma.

A questão principal é que o nitrogênio líquido deve ser totalmente evaporado de alimentos ou bebidas antes de ser servido. Na forma líquida, pode causar queimaduras na boca, esôfago e vias aéreas superiores, levando à perfuração ou ruptura dos órgãos - que pode ser letal. Também pode causar queimaduras nos dedos ou nas mãos quando no estado líquido.

Fonte: FDA Safety Alert.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários