Notícias de saúde

Exercício Pode Reduzir Gastos com Saúde

NOVA YORK (Reuters Health) - Todo mundo sabe que os exercícios ajudam a manter o corpo livre de gorduras em excesso e doenças. Para aqueles que não estão preocupados em manter a saúde, um novo estudo revela que os exercícios também economizam gastos.

De acordo com pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, Geórgia, se os mais de 88 milhões de norte-americanos sedentários praticassem atividades físicas regulares, eles iriam economizar mais de 76 bilhões de dólares ao ano em despesas médicas.

Michael Pratt e sua equipe atribuíram esse valor ao sedentarismo após analisar dados de pesquisas sobre os gatos de saúde de norte-americanos em 1987 e 1988.

As descobertas do estudo estão publicadas na edição de outubro de The Physician and Sportsmedicine.

De acordo com Pratt e sua equipe, os norte-americanos ativos com 15 anos ou mais economizaram 330 dólares durante um ano, em 1987. Em média, pessoas inativas tiveram custos médicos de 1.349 dólares durante o ano, comparados a 1.019 dólares para pessoas que praticavam exercícios.

Os pesquisadores dos CDC definiram como uma pessoa ativa aquela que se exercitava moderadamente ou intensamente por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana.

Os custos médicos incluíam consultas médicas, hospitalização e medicamentos.

Pratt e sua equipe descobriram que as economias também se estendiam aos fumantes. Fumantes ativos gastaram em saúde 369 dólares menos do que fumantes passivos.

O estudo indica que doenças cardíacas, diabete e obesidade custaram cerca de 300 bilhões de dólares ao ano aos norte-americanos.

Essas doenças estão relacionadas entre si e, em parte, se devem à falta de atividade física.

Pratt e sua equipe afirmam que, embora essa pesquisa não prove que o sedentarismo provoca, diretamente, maiores custos com saúde, as descobertas sugerem que a prática de exercícios pode reduzir os gastos médicos dos norte-americanos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários