Notícias de saúde

Cafeína Ajuda a Aliviar Cefaléia Associada à Tensão

NOVA YORK (Reuters Health) - Os viciados em cafeína sabem que a falta de um café pela manhã pode causar dores de cabeça terríveis. Agora, uma nova pesquisa mostra que uma dose de cafeína também pode ajudar a tratar a cefaléia comum associada à tensão.

Em um estudo com 301 pessoas que sofrem de dor de cabeça regularmente, os pesquisadores verificaram que uma combinação de ibuprofeno e cafeína é mais eficaz que o uso de cada uma das duas isoladamente.

Cerca de 80 por cento dos pacientes que tomaram a combinação droga e cafeína verificaram que a dor melhorou significativamente em seis horas, comparados a 67 por cento dos que tomaram somente a droga, 61 por cento que só tomaram cafeína e 56 por cento que tomaram placebo (substância inócua).

Os pacientes que receberam o ibuprofeno e a cafeína tiveram um alívio da dor quase uma hora antes dos pacientes que tomaram apenas o ibuprofeno.

Seymour Diamond, da Diamond Headache Clinic (Clínica para Dor de Cabeça Diamond), em Chicago (Illinois), chefiou o estudo. Os resultados do trabalho foram publicados na edição de setembro do Clinical Pharmacology and Therapeutics (Farmacologia Clínica e Terapêutica).

Outros estudos apresentaram resultados dúbios quanto ao uso de uma dose de cafeína para tratamento da cefaléia.

Segundo os pesquisadores, a combinação cafeína e ibuprofeno também pode aliviar as cólicas menstruais e certos tipos de dores pós-cirúrgicas.

Os pacientes do estudo tinham dores de cabeça associadas à tensão conhecidas como cefaléias episódicas por tensão, de 3 a 15 vezes por mês.

Diamond disse à Reuters Health que pessoas com dor de cabeça crônica devem evitar a cafeína porque a substância pode exacerbar os sintomas.

Para os outros, porém, os benefícios da cafeína são "fascinantes", disse Diamond.

O especialista observou que metade dos pacientes que só tomou cafeína relataram inicialmente um alívio da dor semelhante aos pacientes no grupo do ibuprofeno ou no grupo da combinação. No entanto, a dor de cabeça voltou logo depois da diminuição da intensidade.

Para Diamond, a cafeína parece potencializar os efeitos analgésicos do ibuprofeno.

O especialista acredita que como a cafeína contrai os vasos sanguíneos ela compensa a dilatação dos vasos da cabeça, que causa a dor. Além disso, segundo Diamond, a cafeína nem precisa ser transformada em comprimido. "Uma boa xícara de café" também pode fazer efeito.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários