Notícias de saúde

Presença de malformações vasculares está associada a uma pior qualidade de vida

04 de maio de 2018 (Bibliomed). Pacientes com malformações vasculares apresentam um aumento da dor e do sofrimento psicossocial, em comparação com a população geral dos EUA, de acordo com uma revisão publicada na revista JAMA Dermatology.

Pesquisadores da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, e colegas conduziram uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos que usaram ferramentas validadas para comparar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pessoas com malformações vasculares com a população geral dos EUA.

Os pesquisadores identificaram 11 estudos representando 692 pacientes com malformações vasculares, mas apenas seis estudos (320 pacientes) foram incluídos na metanálise. Em comparação com a população geral dos EUA, aqueles com malformações vasculares tiveram menores escores na Pesquisa de Saúde de 36 itens para dor corporal e saúde mental.

Portanto, segundo os autores da pesquisa, a dor e a morbidade psicológica estão associadas a pior QVRS, podendo servir como indicadores de qualidade de vida.

Fonte: JAMA Dermatol. DOI:10.1001/jamadermatol.2018.0002.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários