Notícias de saúde

A importância dos cuidados comunitários em pacientes com dermatite atópica

20 de abril de 2018 (Bibliomed). O Staphylococcus aureus tem uma imensa importância na fisiopatologia do tratamento da dermatite atópica (DA) em relação à redução da colonização. É importante conhecer o padrão da cepa deformação pacientes e cuidadores que compartilham os mesmos locais. Assim, pesquisadores da Universidade de São Paulo realizaram um estudo no qual buscaram avaliar a prevalência da colonização por S. aureus em pacientes com DA e em seus cuidadores.

Apresentado no The American Academy of Allergy, Asthma & Immunology Annual Meeting e World Allergy Congress (AAAAI Annual Meeting/WAC 2018), que ocorreu de 02 a 05 de março em Orlando, nos Estados Unidos, o estudo prospectivo envolveu 27 crianças com DA moderada e grave. Utilizou-se um swab para teste bacteriano coletado do vestíbulo nasal e de lesões agudas em pacientes com DA, e do vestíbulo nasal em seus cuidadores primários. Pacientes que usaram antibioticoterapia no período de 30 dias após a inclusão, que tiveram infecções cutâneas ou que utilizaram imunossupressores sistêmicos foram excluídos.

Nos resultados, verificou-se que todos os pacientes apresentaram colonização por S. aureus em pelo menos um local, sendo a lesão aguda a mais frequente em 88% (24/27) dos pacientes, seguida pelo nariz, 85% (23/27) dos pacientes. Dezenove cuidadores apresentaram S. aureus no vestíbulo nasal. A presença de S. aureus resistente à meticilina foi detectada em 39% (9/23) dos pacientes no vestíbulo nasal e em 33% (8/24) dos que apresentaram lesão aguda. Entre os cuidadores, 31% (6/19) apresentaram S. aureus resistente à meticilina no vestíbulo nasal.

Esses resultados levaram os pesquisadores a concluir que as altas taxas de colonização por S. aureus, (incluindo S. aureus resistente à meticilina) em pacientes com DA e seus cuidadores, são um sinal de alerta para o manejo terapêutico, que incluiu o fortalecimento de medidas de higiene adequadas em pacientes e coabitantes.

Fonte: The American Academy of Allergy, Asthma & Immunology Annual Meeting e World Allergy Congress (AAAAI Annual Meeting/WAC 2018), 02 a 05 de Março, Orlando - Estados Unidos.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários