Notícias de saúde

Quem são os indivíduos que recebem uma prescrição desnecessária de antibióticos mais frequentemente?

06 de março de 2018 (Bibliomed). Alguns pacientes são mais propensos do que outros a receber uma prescrição de antibióticos que não precisam, mostram novas pesquisas.

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados de mais de 281 mil adultos e crianças na Carolina do Norte que foram atendidos por quatro condições comuns que não requerem rotineiramente antibióticos: infecção viral do aparelho respiratório superior, bronquite, sinusite e líquido não infectado no ouvido médio. Das quatro condições, a bronquite aguda resultou no maior número de prescrições de antibióticos.

Quem estava fazendo a prescrição também influenciou se os antibióticos foram administrados. Enfermeiras e médicos assistentes tinham 15% mais probabilidade do ​​que um médico para prescrever um antibiótico para adultos com estas quatro condições. Ainda, os adultos brancos e crianças, juntamente com aqueles indivíduos que tinham seguro privado e viviam em áreas urbanas, eram mais propensos a receber uma receita para um antibiótico para condições comuns causadas por vírus. Os antibióticos apenas funcionam contra infecções bacterianas, não aquelas causadas por vírus.

Os prestadores de cuidados de saúde mais velhos também eram mais propensos a prescrever antibióticos. As práticas de medicina familiar apresentaram a maior taxa de prescrição de antibióticos, enquanto as práticas pediátricas tiveram a menor taxa de prescrição.

Estes achados demonstram que a variação nos padrões de prescrição de antibióticos existe e está associada a várias características do paciente, do prescritos e do plano de saúde.

Os resultados foram publicados na revista Infection Control & Hospital Epidemiology.

Fonte: Infection Control & Hospital Epidemiology, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários