Notícias de saúde

Café pode ajudar na prevenção da morte precoce

22 de dezembro de 2017 (Bibliomed). Beber de três a quatro xícaras de café por dia não é apenas seguro para a maioria das pessoas; pode ainda proteger contra doenças cardíacas ou uma morte precoce, sugere uma nova revisão.

A descoberta, que se aplica ao chamado café "moderado", decorre de uma revisão de mais de 200 estudos prévios. A recente análise também associou café moderado a um menor risco de desenvolver câncer de próstata, endométrio, pele e fígado, diabetes tipo 2, doença hepática, gota, cálculos biliares e demência. Alguns dos estudos na revisão também mostraram menor risco para doença de Parkinson, depressão e doença de Alzheimer.

A revisão sugeriu que beber café em quantidades moderadas parecia reduzir as chances de morrer de qualquer doença, em comparação com aqueles que não beberam café em tudo.
O maior benefício foi associado ao consumo de três xícaras por dia. Beber mais do que isso não estava vinculado a nenhum efeito prejudicial, mas também não estava associado a benefícios de saúde substancialmente aumentados.

No entanto, a revisão apenas sugeriu, mas não provou que o consumo de café levou a que esses riscos para a saúde caíssem. E também descobriu que o café pode ser um pouco problemático para as mulheres gravidas, e aumenta ligeiramente o risco de fratura entre todas as mulheres.

A revisão foi liderada pelo Dr. Robin Poole, especialista em saúde pública da Universidade de Southampton, na Inglaterra. Ele colaborou com pesquisadores da Universidade de Edimburgo na Escócia.

Fonte: BMJ, news release, Nov. 22, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários