Notícias de saúde

Consumo de café e chás de ervas está associado a menor rigidez do fígado

13 de julho de 2017 (Bibliomed). Estudos anteriores encontraram um efeito protetor do café sobre a doença hepática estabelecida. Agora, de acordo com um estudo publicado no Journal of Hepatology, verifica-se que beber regularmente café ou chá de ervas pode ajudar a prevenir doenças hepáticas crônicas,

Para investigar os possíveis efeitos protetores do café e do chá, pesquisadores examinaram dados em 2.424 indivíduos holandeses de 45 anos ou mais que não tinham doença hepática. Os pesquisadores examinaram registros médicos, incluindo resultados de varreduras abdominais e hepáticas. Eles também analisaram as respostas aos questionários de alimentos e bebidas que questionaram sobre o consumo de chá e café.

Os pesquisadores descobriram que bebedores frequentes de café apresentaram risco significativamente menor de fibrose hepática e menos cicatrizes, independentemente do estilo de vida e do meio ambiente. Em geral, o consumo frequente de chá de ervas e café parecia ter um efeito protetor no fígado e evitar cicatrizes entre aqueles que ainda não desenvolveram sinais óbvios de doença hepática.

Portanto, o consumo de ervas e o consumo diário de três ou mais xícaras de café foi relacionado à presença de menor fibrose hepática, independentemente de um grande número de outros fatores de vida e ambientais, segundo os autores.

Fonte: Hournal of Hepatology. DOI: 10.1016/j.jhep.2017.03.013

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários