Notícias de saúde

Beber café pode reduzir o risco de câncer do cólon

22 de abril de 2016 (Bibliomed). Beber café pode reduzir o risco de câncer de cólon em até 50%, sugere um novo estudo publicado em 01 de abril de 2016 na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention

Para o estudo, a equipe de pesquisadores da Universidade de Norris Comprehensive Cancer Center do sul da Califórnia recolheu dados de mais de 5.100 homens e mulheres no norte de Israel que foram diagnosticadas com câncer do cólon. Esses pacientes foram comparados com mais de 4.000 homens e mulheres com histórico deste tipo de câncer.

Todos os participantes relataram a quantidade de café que bebiam, de todos os tipos de preparo. Eles também relataram fatores de risco para o câncer do cólon, tais como história familiar de câncer, dieta, atividade física e tabagismo.

Os pesquisadores descobriram que beber uma a duas xícaras de café por dia estava associado a um risco 26% menor de câncer de cólon. Para aqueles que bebiam mais de 2,5 xícaras, o risco foi reduzido em até 50%. O risco de câncer do cólon foi menor, não importando que tipo de café as pessoas bebiam.

As conclusões deste estudo são consistentes com outros estudos semelhantes já publicados.

Fonte: April 1, 2016, Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários