Notícias de saúde

Estudo Revela Erro em Prescrição de Antidepressivo Para Idoso

Por Maggie Fox

ATLANTA (Reuters) - Os pacientes mais velhos nos Estados Unidos, geralmente, recebem antidepressivos e ansiolíticos errados. Isso acaba deixando-os sonolentos e propensos a problemas de saúde como infecções no trato urinário, informaram pesquisadores esta semana.

Conforme os especialistas, mais de 25 por cento dos pacientes com mais de 65 anos de idade recebem antidepressivos não recomendados para idosos, podendo ser apenas uma parte do problema de drogas prescritas erroneamente para idosos.

Conforme uma das coordenadores do estudo, Jane Mort, da Universidade do Estado de Dakota do Sul, à medida que as pessoas envelhecem, o corpo perde a habilidade de processar muitas drogas de forma eficiente.

Como resultado, as drogas se acumulam e podem causar sérios efeitos colaterais. A equipe de pesquisadores tentou verificar a extensão do problema e estudou um grupo muito específico -- pacientes com mais de 65 anos que tiveram prescrição para seis tipos diferentes de antidepressivos ou ansiolíticos, conhecidos como psicotrópicos.

O resultado do trabalho foi publicado no Archives of Internal Medicine.

"Uma em cada quatro consultas que envolveram psicotrópicos foram consequência do uso inadequado destas drogas", informou Mort, em uma compilação organizada pela American Medical Association. "Isto equivale a 4,5 milhões de consultas em que uma droga inapropriada foi prescrita", disse Mort.

Em casos severos, os pacientes também podem ter infecções no trato urinário e insuficiência renal. "Pode ser muito difícil caminhar. Estas pessoas são mais suscetíveis a quedas e fraturas", disse Mort.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários