Notícias de saúde

Estados Unidos aprovam novo medicamento para o tratamento da Hepatite C crônica

09 de março de 2016 (Bibliomed). Um novo medicamento (Zepatier ® - elbasvir e grazoprevir, Merck & Co) foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para tratar infecções da hepatite C crônica por vírus de genótipos 1 e 4.

O medicamento, algumas vezes combinado com ribavirina, foi avaliado em estudos clínicos de 12 a 16 semanas com 1.373 doentes. No final dos estudos, entre 94 e 100% de pacientes infectados não tinham mais o vírus detectado no sangue, segundo o FDA.

Os efeitos secundários mais comuns do Zepatier ®  incluíram fadiga, dor de cabeça e náuseas. A bula do medicamento inclui um aviso de que ele poderia causar elevações de enzimas hepáticas. Como resultado, o FDA disse que exames de sangue deveriam ser realizados antes de iniciar a terapia e a determinados intervalos durante o tratamento. O medicamento  não deve ser administrado a doentes com insuficiência hepática moderada a grave.

Segundo o FDA, esta aprovação oferece uma outra opção de tratamento oral para pacientes com genótipos 1 e 4 do vírus da hepatite C sem a necessidade de uso de interferon.

Fonte: FDA News Release. January 28, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários