Notícias de saúde

Novo protetor solar favorece a produção de vitamina D

08 de março de 2016 (Bibliomed). Um novo protetor solar, Solar D, foi desenvolvido de tal maneira que pode maximizar a produção de vitamina D, mantendo seu efeito de proteção solar para reduzir o risco eritema, de acordo com um estudo publicado on-line 29 de janeiro de 2016 na revista PLoS ONE.

Notando que a adesão estrita à proteção contra a radiação ultravioleta (UV) promove a deficiência de vitamina D, pesquisadores alemães apresentam um método de cálculo para a otimização da relação entre a dose de radiação efetiva responsável pela formação de pré-vitamina D na pele / proteção contra a radiação e eritema. O protetor solar experimental Solar D foi projetado com compostos com diferentes composições de filtro para maximizar a produção de vitamina D, mantendo a proteção contra o sol. Os autores compararam o Solar D, que é classificado como um FPS 15, com um filtro solar comercial com FPS 15.

Os investigadores observaram um aumento significativo da conversão do 7-desidrocolesterol para provitamina D em situações de exposição à radiação solar artificial com o uso do Solar D, em comparação com filtro solar comercial com a mesma FPS.

Assim, os resultados indicam que o filtro solar pode ser produzido para otimizar a produção de pro-vitamina D3, mantendo o seu fator de proteção solar para reduzir o eritema.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0145509

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários