Notícias de saúde

O que é mais eficaz no combate ao tabagismo: proibição ao fumo ou aumento de impostos?

15 de fevereiro de 2016 (Bibliomed). As proibições abrangentes do uso do cigarro são mais eficazes para limitar o tabagismo entre os usuários casuais, mas os impostos elevados podem ter maior impacto sobre as pessoas que fumam mais de um maço por dia. Isso é o que indica um novo estudo publicado na revista American Journal of Public Health em dezembro de 2015.

O estudo incluiu 4.341 pessoas com idades entre 19 a 31 anos em 487 cidades, e que foram entrevistados anualmente entre 2004 e 2011. A percentagem de participantes que vivia em uma cidade com uma proibição total de fumar aumentou de 14,9% para 58,7% durante o período do estudo, e os impostos médios aumentaram de 81 centavos para $ 1,65 por maço.

Os pesquisadores descobriram efeitos significativos das proibições abrangentes. Eles também descobriram que as proibições pareciam ser mais eficazes em locais sem nenhum importo ou sem uma queda nos impostos. No entanto, efeitos significativos sobre o hábito de compra diária de maços de cigarro foram observados com o aumento dos impostos, com suporte limitado para as proibições.

Assim, tanto os impostos como as proibições têm o seu lugar. Mas proibições podem impedir que fumantes ocasionais se tornem usuários pesados de tabaco.

O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, Estados Unidos.

Fonte: American Journal of Public Health. e-View Ahead of Print. doi: 10.2105/AJPH.2015.302968

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários