Notícias de saúde

Estados Unidos libera consumo de salmão geneticamente modificado

26 de janeiro de 2016 (Bibliomed). A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, aprovou em novembro de 2015 o pedido de uma empresa do estado americano de Massachusetts para a produção de um salmão geneticamente modificado, sendo este liberado para consumo naquele país.

O FDA avaliou os dados e informações apresentados pela AquaBounty Technologies acerca do  AquAdvantage Salmon, e determinou que a empresa havia cumprido as exigências regulatórias para aprovação, inclusive que alimentar-se com este peixe é seguro para seres humanos.

Após cinco anos de estudo, o FDA não encontrou nenhuma diferença nutricional entre o salmão geneticamente modificado e o salmão convencional. O FDA não tem conhecimento de qualquer informação que os alimentos provenientes de fontes geneticamente modificadas diferem de suas contrapartes não-geneticamente modificadas ou são menos seguros, acrescentou o órgão.

Apesar de aprovado pelo FDA, a AquaBounty Technologies não pode criar o salmão nos Estados Unidos; ela só pode ser criado em fazendas de peixes no Canadá e no Panamá. Além disso, nenhuma outra empresa está autorizada a criar este tipo de peixe para venda nos Estados Unidos, disse a agência. O FDA informou que estas medidas serão postas em prática para impedir que o salmão geneticamente alterado escape das fazendas para a vida selvagem, para que não afetar o meio ambiente. O FDA e os governos do Canadá e do Panamá irão inspecionar as instalações.

Fonte: FDA-regulated products. November 2015.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários