Notícias de saúde

Maconha é segura no tratamento da dor crônica

27 de novembro de 2015 (Bibliomed). A cannabis parece ser segura para o tratamento da dor crônica, pelo menos entre os pacientes que tenham alguma experiência com o uso da droga, sugere um novo estudo. As descobertas foram publicadas na revista The Journal of Pain.

Pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal, e colegas acompanharam 215 pacientes adultos com dor crônica que usaram cannabis com prescrição médica por um ano. Os pesquisadores compararam os consumidores de cannabis a um grupo controle de 216 pacientes com dor crônica que não usaram cannabis. O estudo (COMPASS) envolveu sete centros de tratamento da dor em todo o Canadá.

Os participantes que usaram cannabis receberam folhas de maconha contendo 12,5% de tetraidrocanabinol de farmácias hospitalares, e que poderia ser fumada, comida, ou inalada.

Não houve nenhuma diferença nos efeitos colaterais sérios entre os dois grupos, segundo os investigadores. Os consumidores de cannabis tiveram um risco 73% maior de efeitos colaterais menores.

O estudo concluiu que a cannabis herbácea de qualidade controlada, quando usada por pacientes experientes no consumo da maconha, parece ter um perfil de segurança razoável. É necessária a monitorização a longo prazo para avaliação dos resultados funcionais.

Fonte: The Journal of Pain. doi:10.1016/j.jpain.2015.07.014

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários