Notícias de saúde

Vitamina B12 não está relacionada a melhorias neurológicas em idosos

21 de agosto de 2015 (Bibliomed). Para os indivíduos adultos mais velhos, a suplementação com vitamina B-12 não está associada a melhorias na função neurológica ou cognitiva; isso é o que indicam os resultados de um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition.

Pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine e colaboradores analisaram se a suplementação com vitamina B-12 beneficiou a função neurológica e cognitiva em 201 pessoas idosas (idade 75 anos ou mais) com deficiência moderada de vitamina B-12, sem anemia. Os participantes foram randomizados para receber 1 mg  de vitamina B-12 cristalina ou placebo diariamente por 12 meses. Os dados dos resultados estavam disponíveis para 191 indivíduos.

Os pesquisadores descobriram que a randomização para a vitamina B-12 correlacionou-se com aumentos de 177% na concentração de vitamina B-12 no organismo e 331% em holotranscobalamina sérica, e com níveis 17% mais baixos de homocisteína no soro, em comparação com os valores iniciais. A suplementação não teve qualquer efeito sobre o resultado primário da amplitude do potencial de ação muscular composto tibial posterior aos dois meses, após ajuste para a função neurológica basal. A suplementação não teve nenhum efeito em nenhum dos nervos periféricos ou resultado secundário na função motora central, ou na função cognitiva, ou no resultado clínico.

Assim, os resultados do estudo não suportam a hipótese de que a correção da deficiência moderada de vitamina B-12, na ausência de anemia e de neurológicas e  de sintomas ou sinais cognitivos, teria efeitos benéficos sobre a função neurológica ou cognitiva mais tardiamente  na vida.

Fonte: Am J Clin Nutr. doi: dez.3945/ ajcn.115.1dez775.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários