Notícias de saúde

Serra Promove Ações Para Melhorar Saúde Infantil

SÃO PAULO (Reuters) - Em comemoração à Semana Mundial de Amamentação, o ministro da Saúde, José Serra, assinou dois protocolos para estimular ações de saúde infantil, informou na quarta-feira o Ministério da Saúde.

O primeiro protocolo, firmado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), expande o projeto Carteiro Amigo para as regiões Norte e Centro-Oeste do país.

O outro protocolo, em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e o Citibank, cria bibliotecas em cinco hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir deste mês, o projeto Carteiro Amigo -- que já é desenvolvido na região Nordeste desde 1999 -- 6.000 carteiros vão visitar crianças e gestantes nas regiões Norte e Centro-Oeste para distribuir material informativo sobre amamentação e tirar dúvidas na entrega de correspondências.

Através do projeto Bibliotecas Vivas, profissionais de saúde irão atuar como mediadores de leitura para crianças em hospitais públicos e instituições de saúde, informou a assessoria do ministério.

Segundo o ministério, com a iniciativa, será possível acelerar o processo de recuperação de crianças internadas ou que sofrem de doenças crônicas.

Outra medida do governo para melhorar a saúde das crianças é a ampliação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, que agora funciona com 123 unidades hospitalares.

De acordo com o ministério, essa é uma das maiores redes de bancos de leite do mundo, beneficiando mais de 100.000 bebês prematuros e de baixo peso em 1999.

As taxas de aleitamento materno até 6 meses de idade no Brasil passaram de 49,9 por cento em 1989 para 80,5 por cento em 1999, de acordo com o último estudo do Ministério da Saúde.

Segundo o Relatório Mundial da Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil é o segundo país do mundo onde mais cresceu o hábito da amamentação.

A semana do aleitamento, que se encerra no sábado, é realizada no mundo inteiro com ações que visam a incentivar a importância da amamentação para o bebê e para a mãe. O tema da campanha deste ano é a amamentação como um direito humano e destaca a necessidade da licença maternidade, entre outras medidas que ajudam a proteger a mulher e a criança.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários