Notícias de saúde

Adolescentes desconhecem efeitos negativos da maconha e dos e-cigarros

05 de agosto de 2015 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que os adolescentes não têm a percepção de que a maconha ou os cigarros eletrônicos podem prejudicar a sua saúde. Os resultados foram publicados na revista Journal of Adolescent Health.

Os pesquisadores realizaram seis discussões em pequenos grupos, com 24 adolescentes de uma escola norte da Califórnia conhecida por ter altas taxas de uso dessas substâncias. Guias de discussão perguntaram aos adolescentes quais efeitos positivos e negativos que eles conheciam que estariam relacionados com cigarros, maconha e e-cigarros; onde aprenderam sobre estes produtos; e por que alguém poderia usar um ao invés do outro. Em seguida, os pesquisadores identificaram temas comuns que surgiram a partir de todas as discussões.

De um modo geral, os adolescentes não viram benefícios para fumar tabaco exceto, talvez, ajudar alguém a relaxar, mas eles listaram vários danos, como dentes amarelados, mau hálito, e câncer. No entanto, os adolescentes não tiveram dificuldades em listar benefícios do uso de maconha, como ficar “alto”, aliviar o stress ou dor, e relaxamento. A principal desvantagem dos listada pelos alunos sobre a maconha era a de se envolver em confusão porque é ilegal, e se envolver em situações perigosas enquanto estiver “alto”. Eles estavam incertos sobre riscos à saúde. Da mesma forma, os adolescentes manifestaram confusão sobre se os e-cigarros poderia ser prejudiciais ou não. Alguns estavam incertos se eles continham nicotina, e outros sugeriram que o uso deles parecia "elegante".

Segundo os autores, a descoberta mais surpreendente deste estudo foi o quão pouco os adolescentes estavam recebendo informações a respeito dos riscos relacionados com a maconha e os e-cigarros.

 

Fonte: Journal of Adolescent Heamth. Published Online: June 23, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários