Notícias de saúde

Novo Método Ajuda a Detectar Câncer de Mama

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma nova técnica para detectar câncer de mama foi desenvolvida por um médico da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. O procedimento, um tipo de endoscopia, envolve o uso de uma pequena câmera -- do tamanho de uma agulha fina -- para identificar tecido de mama maligno ou pré-maligno e pode evitar a detecção através de métodos mais tradicionais.

William C. Dooley desenvolveu a técnica e realizou o procedimento em 55 mulheres. Em 75 por cento dos casos, a técnica de endoscopia identificou com sucesso o câncer, afirma o pesquisador na edição de 27 de setembro do Journal of the American Medical Association.

Em 40 por cento dos casos, o novo método identificou o câncer ou células pré-malignas que não foram detectados por métodos tradicionais como a mamografia.

Em entrevista à Reuters Health, Dooley destacou que, atualmente, a técnica está sendo usada em cerca de 150 mulheres.

"Até agora, o procedimento tem sido mais usado em mulheres com câncer de mama que estão passando por conservação da mama -- ou seja, elas estão tentando evitar a mastectomia completa", explicou Dooley.

Outras candidatas para esse método são "mulheres com descarga do mamilo sintomática e mulheres com células pré-malignas anormais drenando do mamilo", afirmou o médico.

"Com este método, pode-se determinar com maior exatidão a extensão do câncer de mama e do pré-câncer na mama e conseguimos obter um aumento na conservação da mama", avaliou Dooley.

"O procedimento é uma forma muito mais exata de localizar o câncer durante a remoção cirúrgica", acrescentou o médico.

O método, que pode ser realizado em pacientes em ambulatórios ou clínicas, exige somente uma anestesia leve e dura cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do grau de investigação exigido, de acordo com Dooley.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários