Notícias de saúde

Controle do diabetes aumenta sobrevida no câncer de mama

13 de julho de 2022 (Bibliomed). Mulheres diabéticas que tiveram câncer de mama têm maior risco de morrer se não controlarem os níveis de açúcar no sangue, sugere estudo apresentado na U.S. Endocrine Society's Annual Meeting.

O estudo incluiu 488 mulheres com câncer de mama metastático, que é um câncer que se espalhou para outros órgãos. As taxas de sobrevida global cinco anos após o diagnóstico de câncer foram semelhantes entre os 50% das mulheres no estudo com diabetes e aquelas sem diabetes.

Mas entre as mulheres que sobreviveram pelo menos oito anos após o diagnóstico de câncer de mama, as taxas de sobrevivência em 10 anos foram de 67% para aquelas com diabetes e 87% para aquelas sem diabetes.

As taxas de sobrevivência em 10 anos também foram maiores entre aqueles com bom controle de açúcar no sangue (83%) em comparação com aqueles com baixo controle de açúcar no sangue (63%).

Este é o primeiro estudo a examinar especificamente o efeito do controle de açúcar no sangue sobre os resultados do câncer em pacientes com câncer de mama avançado, e os pesquisadores planejam mais estudos para entender melhor essa relação.

Fonte: 2022 U.S. Endocrine Society's Annual Meeting.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários