Notícias de saúde

Cigarro Pode Levar Adolescente à Depressão

CHICAGO (Reuters) - Ao contrário da idéia de que adolescentes deprimidos são mais propensos a fumar, um estudo divulgado na segunda-feira verificou que os jovens que se tornavam fumantes ficavam mais propensos à depressão.

O fumo foi o "prognóstico mais forte" do desenvolvimento de sintomas depressivos entre um grupo de 8.704 adolescentes que não eram deprimidos um ano antes, informou a autora do estudo, Elizabeth Goodman, da Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati.

Os adolescentes que não eram deprimidos no início do estudo -- tendo experimentado ou não cigarros -- foram quatro vezes mais propensos a ter sintomas depressivos, se fossem fumantes moderados ou pesados, um ano depois.

Conforme Goodman, o impacto da nicotina ou de outro aditivo do cigarro em certos receptores cerebrais pode ser responsável pelo aparecimento de sintomas de depressão.

Goodman informou na revista Pediatrics que os pesquisadores estão tentando descobrir o motivo pelo qual a prevalência do fumo entre adolescentes norte-americanos permaneceu alta, mesmo com a queda das taxas de fumantes entre adultos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários