Notícias de saúde

Métodos contraceptivos gratuitos de longo prazo tem impacto na diminuição da gravidez na adolescência

28 de novembro de 2014 (Bibliomed). A taxa de gravidez na adolescência nos Estados Unidos é maior do que em outras nações desenvolvidas. Esse fato resulta em custos substanciais, incluindo na assistência pública, nos custos de saúde e por perdas de rendimentos devido à menor escolaridade e menor potencial de ganhos.

Um estudo prospectivo projetado para promover o uso de contraceptivos de ação prolongada e reversível (LARC) para reduzir a gravidez indesejada foi realizado na região da cidade de St. Louis. As participantes foram informadas sobre contracepção reversível, com ênfase sobre os benefícios de métodos LARC; estes foram fornecidos com a sua escolha de contracepção reversível sem nenhum custo. Foi feito o acompanhamento das participantes por período que variou de 2 a 3 anos.

Das 1.404 adolescentes e mulheres envolvidas na escolha, 72% escolheram um dispositivo intrauterino ou implante (métodos LARC); as 28% restantes escolheram outro método. Durante o período de 2008-2013, as taxas médias anuais de gravidez, parto e aborto entre as participantes foram 34,0, 19,4 e 9,7 por mil adolescentes, respectivamente. Em comparação, as taxas de gravidez, parto e aborto entre adolescentes sexualmente experientes dos EUA em 2008, foram 158,5, 94,0 e 41,5 por mil, respectivamente.

O estudo, publicado na revista The New England Journal of Medicine, concluiu que as adolescentes e mulheres que receberam contracepção, sem nenhum custo e instruídas sobre a contracepção reversível e os benefícios dos métodos LARC, tiveram taxas de gravidez, parto e aborto muito mais baixas do que as taxas nacionais para adolescentes sexualmente experientes.

Fonte: N Engl J Med 2014; 371: 1316-1323; 02 de outubro de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários