Notícias de saúde

Doença renal piora em diabéticos portadores de apneia obstrutiva do sono

24 de novembro de 2014 (Bibliomed). A doença renal pode progredir mais rapidamente para os diabéticos que sejam portadores de doença renal associada a apneia do sono, de acordo com um novo estudo. A pesquisa de pacientes com distúrbio do sono, segundo os pesquisadores, poderia ajudar a identificar aqueles com risco de perda acelerada da função renal.

Segundo estudos, a apneia obstrutiva do sono é comum entre as pessoas com diabetes tipo 2. O distúrbio provoca a via aérea superior a ficar bloqueada pelo tecido mole na parte de trás da garganta durante o sono. Isso faz pausas na respiração e outros sintomas, tais como ofegante e ronco.

Pessoas com diabetes tipo 2 também estão sob maior risco para a doença renal crônica (DRC), de acordo com informações do estudo.

O estudo envolveu 56 pessoas que tinham diabetes e doença renal. Os pacientes responderam a um questionário, que os selecionados para a apneia do sono. A pesquisa mostrou que 61 por cento dos pacientes tiveram altas pontuações na triagem para apneia do sono. Esses pacientes tinham função renal muito pior do que os outros com baixas pontuações para apneia do sono.

Este estudo mostra que um escore de alto risco para a apneia obstrutiva do sono é comum em pacientes com doença renal crônica  com nefropatia diabética em pacientes que não fazem diálise, e está associada com perda mais rápida da função renal. Os resultados foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, em Filadélfia.

Fonte: American Society of Nephrology, news release, Nov. 14, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários