Notícias de saúde

Consumo leve de álcool nem sempre associado a menor risco de infarto

10 de setembro de 2014 (Bibliomed). Embora o uso moderado de álcool esteja estatisticamente associado à proteção contra o infarto do miocárdio (IAM), não se sabe se este efeito é generalizável para as populações em todo o mundo. Também é incerto se as diferenças no padrão de uso de álcool (e, em especial, o consumo pesado episódico) entre diferentes regiões anulam qualquer efeito benéfico.

Um novo estudo, publicado na revista Circulation, foi realizado para tentar analisar o efeito da bebida alcoólica no risco de IAM. Na pesquisa, foram incluídos 12.195 casos de IAM e 15.583 controles pareados por idade e sexo de 52 países.

Observou-se que o uso atual de álcool foi associado com um risco reduzido de IAM (em comparação com não usuários; no entanto, a força desta associação não foi uniforme entre as diferentes regiões.

Na verdade, o fato de episódios de beber pesado  (≥6 bebidas) nas últimas 24 horas esteve associado com um risco aumentado de infarto do miocárdio. Esse risco foi particularmente elevado em indivíduos mais velhos, com idade de mais de 65 anos.

Os autores concluíram que na maioria dos participantes, os baixos níveis de consumo de álcool estão associados a uma redução moderada do risco de infarto do miocárdio; no entanto, a força dessa associação pode não ser uniforme entre os diferentes países. Um episódio de beber pesado está associado com um aumento do risco de Infarto do miocárdio agudo nas 24 horas subsequentes, particularmente em indivíduos mais idosos.

Fonte: Circulation. 2014; 130: 390-398

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários