Notícias de saúde

A tragédia do MH 17: mais do que um acidente aéreo

5 de setembro de 2014 (Bibliomed). Os oradores da 20 ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2014, 20-25 julho), em Melbourne, Austrália, fizeram um tributo aos delegados que morreram a caminho da reunião a bordo do voo da Malaysian Airlines MH17, que foi abatido sobre a Ucrânia em 17 de julho  de 2014. " Dedicamos a AIDS 2014 a eles. Lembramo-nos o seu legado para sempre e mantê-los em nossos corações ", disse Françoise Barré-Sinoussi, presidente da Sociedade Internacional de Aids (IAS).

Alguns relatos da mídia citaram que 100 participantes da conferência poderiam estar no voo, que seguia  de Amsterdã a Kuala Lumpur, mas o número é agora conhecido como sendo bem menor. Em 19 de julho, o IAS confirmou o nome de seis delegados que perderam suas vidas na tragédia, que matou todos os 298 passageiros e tripulantes a bordo: Joep Lange, professor de medicina, da Universidade de Amsterdã, e diretor científico executivo, Instituto Amsterdam para a Saúde Global e Desenvolvimento (AIGHD); sua parceira Jacqueline van Tongeren, diretora de comunicações, AIGHD; Pim de Kuijer, integrante do  STOP AIDS NOW !; Martine de Schutter, gerente do programa STOP AIDS NOW !; Lucie van Mens, diretor de suporte ao Female Health Company; e Glenn Thomas, diretor de comunicações da OMS.

Outros profissionais de saúde também estavam no voo como Roger Guarda, diretor do laboratório de Patologia do Hospital Queensland Toowoomba, e sua esposa Jill, uma clínica geral. Também Liliane Derden, que trabalhou no National Health and Medical Research Council, em Canberra, estava a bordo.

Fonte: The Lancet, Volume 384, Issue 9940, Page 293, 26 July 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários