Notícias de saúde

Como manter o peso após emagrecer?

22 de julho de 2014 (Bibliomed). Como evitar de ganhar peso após ter emagrecido com uma dieta? Um estudo recente, publicado na revista BMJ, foi realizado para avaliar condutas visando a manutenção de peso em pacientes obesos que emagreceram. Tratou-se de uma análise incluindo 45 diferentesensaios clínicos envolvendo 7.788 pacientes.

As intervenções comportamentais no consumo alimentar e na atividade física, resultaram uma diferenças de peso de -1,56kg na recuperação do peso após emagrecimento, se comparados com pacientes controle (que não receberam intervenções comportamentais) após 12 meses.

A combinação do uso do medicamento orlistat (Xenical ®) com intervenções comportamentais gerou uma diferença na recuperação de peso de -1,80 kg (no caso, a comparação foi feita com pacientes que receberam um placebo). Entretanto, o orlistat gerou maior nível de eventos adversos abdominais.

Além disso, houve uma relação dose resposta, sendo que o uso de 120mg de orlistat 3 x ao dia gerou uma  melhor manutenção do peso, se comparado com doses de 60 e 30mg 3 x ao dia.

Portanto, a atividade física e a dieta geraram benefícios pequenos, porém importantes na manutenção do peso após emagrecimento. O suporte farmacológico com orlistat  120 mg três vezes ao dia também mostra pequenos, porém significativos benefícios na manutenção da perda do peso após emagrecer.

Fonte: BMJ 2014;348:g2646

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários