Notícias de saúde
15 de julho de 2014 (Bibliomed). A realização de tarefas que distraiam o motorista é fator contribuinte para ocorrência de acidentes de trânsito entre os adultos. No entanto, a associação entre a duração do desvios de olhar e risco de acidente com motoristas adolescentes novatos ainda não foi determinada.
Numa nova pesquisa publicada na revista Journal of Adolescent Health, 42 motoristas adolescentes recém-licenciados receberam instrumentos como câmeras, acelerômetros, Sistema de Posicionamento Global (GPS), e outros dispositivos. Os dados foram coletados de forma contínua por 18 meses.
Colisões e quase acidentes foram identificados através da análise de eventos de força gravitacional muito elevadas. A probabilidade (odds ratio) de quase acidentes devido ao desvio do olhar foi calculada comparando a prevalência de envolvimento na tarefa secundária e duração dos movimentos dos olhos.
Verificou-se que o risco de bater o carro aumentou com a duração do tempo gasto no desvio de olhar. Um único desvio longo de olhar forneceu uma estimativa mais consistente do risco de acidente do que o tempo total de análise de desvios de olhar.
Fonte: Journal of Adolescent Health; Volume 54, Issue 5, Supplement , Pages S61-S67, May 2014.
Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.
Veja também