Notícias de saúde

Exame identifica câncer de pulmão através da respiração

12 de novembro de 2013 (Bibliomed). Um sensor colorimétrico avançado pode identificar com precisão o câncer de pulmão através da análise do hálito da pessoa. O aparelho foi projetado para medir os compostos orgânicos voláteis no ar que refletem mudanças no metaboloma. Para fazer isto, este utiliza 36 corantes quimicamente sensíveis impregnados em um filtro.

Os pesquisadores explicam que os processos metabólicos são diferentes em pacientes com e sem câncer de pulmão, e que o sensor consegue avaliar essas diferenças, que incluem a atividade de vias de antioxidantes, o tratamento de estresse da energia e os compostos orgânicos voláteis específicos.

O estudo envolveu pacientes cujo câncer de pulmão havia sido comprovado por biópsia pulmonar, pacientes com suspeita clínica para câncer de pulmão e indivíduos para controle. Entre esses, havia um número ligeiramente maior de pacientes com câncer em estágios III e IV do que com estágios I e II da doença.

As amostras foram obtidas enquanto sujeitos realizaram respiração corrente através de um filtro de composto orgânico volátil. O nível de dióxido de carbono expirado final desencadeou a coleção da porção alveolar da respiração. A eficácia do sensor foi superior a 75%.

Fonte: CHEST 2013: American College of Chest Physicians Annual Meeting

Risco de câncer de pulmão em não-fumante aumenta entre obesos. Leia em Boa Saúde

O câncer pulmonar é associado a um maior risco de AVC subsequente. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários