Notícias de saúde

Carnes processadas podem levar à infertilidade masculina

25 de outubro de 2013 (Bibliomed). Homens que consomem grandes quantidades de carnes processadas, como bacon, hambúrguer, presuntos e salsichas, podem se tornar inférteis. A conclusão é de estudo da Escola de Saúde Pública de Boston e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 156 homens que passaram por tratamento para fertilização in vitro da parceira e doaram amostras de sêmen. Estes responderam a questionários sobre hábitos alimentares.

As 364 amostras de sêmen foram analisadas considerando, além dos hábitos alimentares, idade, índice de massa corporal, intervalo de abstinência, avaliação de fertilidade prévia, tabagismo, raça, ingestão calórica e dieta padrão.

Os resultados mostraram que os homens que consumiam regularmente carnes processadas apresentavam menor quantidade de esperma normal quando comparados a homens que consumiam este tipo de carne em pequenas quantidades. A ingestão de uma porção de carne processada, como bacon, diminuiu a quantidade de esperma normal em 30%.

No entanto, os homens que comiam peixe de carne branca - bacalhau ou linguado – apresentaram maiores quantidades de esperma normal. Além disso, o consumo de peixe de carne escura - salmão, anchova, atum - foi relacionada à maior contagem total de espermatozóides, segundo o estudo.

Os resultados foram publicados na Fertility and Sterility e apresentado na Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Fonte: UPI, 17 de outubro de 2013

Saiba mais sobre a infertilidade masculina em Boa Saúde

Uso de maconha interfere em tratamentos para fertilidade. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários