Notícias de saúde

Crianças imitam alimentação dos pais

03 de setembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos descobriram que as crianças na fase pré-escolar não só prestam atenção nos pais como os imitam quando se trata de questões de dieta e da prática de exercícios.

A pesquisa envolveu dados de 190 crianças, com idade entre dois e cinco anos, cujas mães estavam acima do peso ou obesas. Os pesquisadores coletaram informações sobre a ingestão de alimentos da criança na semana anterior, sendo os alimentos classificados como saudáveis ou não saudáveis.

Foram avaliados, também, os níveis de atividade física. Para tal, as crianças utilizaram, por uma semana, um acelerômetro equipamento que mede a atividade física moderada a vigorosa, bem como o tempo de sedentarismo. As mães foram questionadas sobre os hábitos e ideais alimentares e de exercício físico da família.

Em famílias onde os pais optam por alimentos do tipo junk food, as crianças tendiam a comer alimentos não saudáveis. Já em casas onde os alimentos saudáveis, as crianças comiam melhor. Os dados mostraram que o mesmo é válido para atividades físicas e que, geralmente, as famílias tentam a influenciar positivamente as crianças.

O estudo foi publicado no International Journal of Obesity.

Fonte: UPI, 31 de agosto de 2013

Você sabia que 10% das crianças brasileiras são obesas? Descubra em Boa Saúde

Saiba mais sobre obesidade infantil em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários