Notícias de saúde

Saiba o que é coqueluche

30 de julho de 2013 (Bibliomed). No último dia 24 de julho, o pequeno Balder, filho do milionário Eike Batista com a advogada Flávia Sampaio, foi internado com coqueluche. A doença é de origem bacteriana e infecta o trato respiratório.

Também conhecida como pertussis, tosse comprida, tosse com guincho ou tosse espasmódica, a coqueluche é causada pelas bactérias Bordetella pertussis e B. parapertussis e transmitida pode gotículas de saliva.

Os primeiros sintomas da coqueluche são semelhantes aos da gripe, consistindo em tosse, coriza, febre e olhos irritados. No estágio avançado da doença, a tosse se intensifica, podendo, ainda, ocorrer convulsões, pneumonias e encefalopatias, que podem levar o paciente à morte.

O diagnóstico da doença se dá através da observação do paciente e seus sintomas, além da realização de exames de sangue para detecção da presença da bactéria no organismo.

A coqueluche possui tratamento, que deve ser feito sob orientação médica e consiste, basicamente, no uso de antibióticos. Existe uma vacina para a doença, que deve ser aplicada em crianças o mais cedo possível.

A vacina tríplice clássica (DPT), contra difteria, coqueluche (pertussis) e tétano, faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde, sendo disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Deve ser ministrada aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço as 15 meses e aos cinco anos. Ela não deve ser aplicada após os seis anos de idade.

Fonte: Boa Saúde, Bibliomed, Ministério da Saúde

Qual o melhor lugar para se aplicar a vacina conta coqueluche? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários