Notícias de saúde

Pequenas doses de aspirina podem diminuir risco de câncer de cólon

17 de julho de 2013 (Bibliomed). Mulheres que tomam, em dias alternados, aspirinas em baixas doses ao longo de 18 anos apresentam 20% menor risco de desenvolver câncer de cólon, afirmam pesquisadores do Hospital Brigham and Women e da Harvard Medical School, ambos nos Estados Unidos.

O estudo acompanhou mais de 30 mil mulheres com idade mínima de 45 anos, metade das quais foram randomizadas para tomar, diariamente, aspirina, enquanto que o outro grupo recebeu um placebo.

Durante a primeira década do estudo, as mulheres receberam suprimentos anuais em pacotes mensais contendo aspirina ou placebo. Em seis meses, 12 meses e, depois, anualmente, responderam a questionários sobre o uso do medicamento, possíveis efeitos colaterais e diagnósticos de câncer.

Aos dez anos de estudo, não houve diferença no risco de câncer entre as que tomaram aspirina e as que tomaram placebo. Contudo, ao final do estudo, não houve diferença entre os grupos quando analisados cânceres de mama e de pulmão.

No entanto, os pesquisadores observaram diferenças no risco de câncer colorretal: 2020 mulheres do grupo que consumiu aspirina desenvolveram esse tipo de câncer, conta 249 do grupo que ingeriu um placebo.

Fonte: UPI, 15 de julho de 2013

Aspirina pode ajudar a reduzir risco de acidente vascular cerebral. Leia em Boa Saúde
Redução no consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon. Saiba mais em Bibliomed


Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários