Notícias de saúde

Estresse no trabalho está relacionado a níveis mais elevados de gordura no sangue

21 de maio de 2013 (Bibliomed). Pessoas que vivem situações de estresse no trabalho estão em maior risco para ter níveis elevados de gordura no sangue, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela e do Virgen de La Victoria Hospital, ambas na Espanha.

O estudo envolveu 90 mil trabalhadores que foram submetidos a exames de check-up. De acordo com os cientistas, os trabalhadores que afirmaram ter dificuldades em lidar com seu trabalho nos últimos 12 meses (8,7%) tinham maior risco de sofrer de dislipidemia. Essa consiste em um distúrbio metabólico que pode manifestar-se no aumento total do colesterol, das lipoproteínas de baixa densidade (LDL - mau-colesterol) e do triglicérides, além da queda nos níveis das lipoproteínas de alta densidade (HDL - bom-colesterol).

Publicado no Scandinavian Journal of Public Health, o estudo mostrou que pessoas com estresse no trabalho são mais propensas a sofrer de níveis anormalmente elevados de colesterol LDL, níveis excessivamente baixos de colesterol HDL e índices aterogênicos positivos, que indicam a potencial obstrução da artéria.

Fonte: UPI, 19 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários