Notícias de saúde

Jejum pode ser benéfico para a saúde

02 de maio de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores britânicos da Universidade Aston realizaram uma revisão da literatura médica e encontraram resultados que mostra que a prática do jejum intermitente pode ser benéfica para pessoas sofrendo de diabetes e de condições cardiovasculares, além de ajudar na perda de peso.

Esse tipo de jejum consiste em a pessoa alternar dias em que ela comerá normalmente e dias de ingestão calórica reduzida. Os estudos analisados pelos pesquisadores mostram que o jejum pode limitar os índices de inflamação, melhorar de níveis de açúcares e gorduras em circulação e reduzir a pressão sanguínea.

Outra vantagem é a descoberta de que organismos que lidam com o jejum selecionam qual será a fonte usada para obtenção de energia, melhorando o funcionamento do metabolismo e reduzindo o estresse oxidativo.

Apesar de os resultados do estudo serem positivos, fazer jejum pode ser muito prejudicial ao corpo. Antes de tomar decisões quanto à saúde um profissional deve sempre ser consultado.

A pesquisa foi publicada no periódico British Journal of Diabetes and Vascular Disease.

Fonte: UPI, 30 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários