Notícias de saúde

Idosos que comem peixe podem viver mais

09 de abril de 2013 (Bibliomed). Idosos com mais de 65 anos que consomem peixes podem ter níveis mais altos de ácidos graxos e um risco de mortalidade 27% menor, dizem pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Universidade de Washington.

Os pesquisadores analisaram 16 anos de dados de cerca de 2.700 adultos norte-americanos com mais de 65 anos que participaram do Estudo de Saúde Cardiovascular, realizado a longo prazo pelo National Heart, Lung, and Blood Institute.

Os participantes do estudo foram submetidos a exames de sangue e físicos regularmente durante o acompanhamento, e foram questionados sobre seu estado de saúde, histórico médico e estilo de vida.

Publicado na revista Annals of Internal Medicine, o estudo descobriu, após ajustes demográficos, de estilo de vida, doenças cardiovasculares e fatores dietéticos, que três ácidos graxos - ácido docosahexanóico (DHA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosapentaenóico (DPA) – estão mais fortemente associados com menor risco de morte. Esses ácidos são encontrados em peixes.

A diminuição no risco de mortalidade pode chegar em até 2,2 anos e o risco de doença cardíaca pode diminuir em cerca de 35%.

Fonte: UPI, 06 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários