Notícias de saúde

Padrão de beleza da mídia não é considerado o ideal pelas pessoas

30 de janeiro de 2013 (Bibliomed). A relação que a pessoa desenvolve com seu corpo e com o corpo do sexo oposto é mais complicada do que parece. Segundo estudo da Universidade de Granada, na Espanha, homens acham mais agradável olhar para mulheres com peso normal do que para aquelas que estão acima ou abaixo do peso. Já as mulheres, ao olhar fotografias de outras mulheres, não consideram o peso para julgar se a outra é ou não atraente.

De acordo com o estudo, o problema das mulheres é com seu corpo se dá quando elas não aceitam a própria silhueta. Quando veem uma mulher de peso normal, aquelas que não se sentem confortáveis com seu corpo apresentam uma reação psicofisiológica idêntica a uma produzida por algo ameaçador.

O estudo envolveu 671 voluntários e mostrou que as reações femininas sobre a própria silhueta e a de outras mulheres vão além de gostar ou não gostar. Mulheres que não se sentem bem consigo mesmas podem apresentar, ao ver fotografias de mulheres com “corpo normal”, reações que variam do desprazer e desgosto à perda de controle emocional. Em casos de mulheres com bulimia nervosa, ver o próprio corpo pode provocar fobia e, até mesmo, paralisia motora momentânea.

Outras pesquisas indicam que a perda de peso é essencial para amar o próprio corpo. Contudo, o estudo mostrou que o corpo considerado “ideal”, tanto por homens quanto por mulheres, não corresponde ao padrão que é divulgado pela mídia. Tanto homens quanto mulheres atribuíram notas ruins a fotografias de mulheres magras demais.

Para os pesquisadores, esses dados devem ser levados em consideração por profissionais da indústria da moda, do marketing e do governo, a fim de prevenir a incidência crescente de insatisfação com o próprio corpo e as desordens alimentares associadas ao corpo.

Fonte: Diário da Saúde. 29 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários