Notícias de saúde

Nojo pode fazer com que sujeiras sejam mais visíveis

11 de dezembro de 2012 (Bibliomed).  O nojo pode não ser um sentimento bom, mas ele pode ser útil. De acordo com uma nova pesquisa, pessoas que sentem nojo têm mais facilidade para detectarem impurezas.

Assim, o nojo faz com que seja mais fácil detectar sujeiras que aumentam as chances de o alimento causar doenças.

A literatura médica mostra outros exemplos de emoções que podem alterar nossas percepções. Pessoas que, por exemplo, têm medo de aranhas as vêem como se elas fossem maiores do que realmente são.

Pesquisadores selecionaram 122 estudantes para a participação de experimento. Os participantes viram quatro retângulos cinzas em uma tela de computador, sendo que um era um pouco mais escuro ou claro que os outros. Os pesquisadores pediram que eles escolhessem o que era de um tom diferente. Depois disso, os estudantes preencheram questionários sobre sua sensibilidade pessoal ao nojo, respondendo questões que perguntavam, por exemplo, o quão enojados eles ficariam se vissem vermes em uma lata de lixo.

Em um segundo experimento, que contou com 51 estudantes, os participantes viram também quatro retângulos, mas a tarefa era detectar um número fraco em um fundo branco ou cinza.

Em ambos os testes os pesquisadores viram que pessoas que eram mais sensíveis ao nojo tinham maiores probabilidades de encontrar as diferenças de tons no lado branco e cinza do espectro. Porém, o mesmo não ocorreu em tons escuros, o que mostra que a mudança de percepção está focada apenas no branco.

Os resultados mostram que pessoas que são mais sensíveis ao nojo podem estar mais sintonizadas com as diferenças entre um branco claro e um branco mais fosco por estarem motivadas por suas atenções à limpeza. Elas podem também terem percepções mais aguçadas, fazendo com que elas notem sujeiras que outras pessoas não vêem.

A pesquisa foi publicada no periódico Psychological Science.

Fonte: Live Science, 7 de dezembro de 2012