Notícias de saúde

Sexo no primeiro encontro pode prejudicar desenvolvimento do relacionamento

07 de dezembro de 2012 (Bibliomed). A longo prazo, fazer sexo no primeiro encontro pode ser prejudicial para o relacionamento.

Pesquisadores americanos entrevistaram 11.000 pessoas que estavam em relacionamentos sérios, pedindo que eles classificassem seu nível de satisfação com o relacionamento, a capacidade de se comunicar com seu parceiro e a estabilidade da relação (com que frequência eles achavam que o relacionamento estava em perigo).

Entre aqueles que estavam juntos a pelo menos um ano, pessoas que haviam iniciado a prática sexual antes do final das primeiras semanas de namoro tinham níveis mais baixos de satisfação no relacionamento, comunicação e estabilidade quando comparados a casais que tinham decidido esperar mais ou que se abstinham de sexo.

Os resultados foram mantidos mesmo após os pesquisadores considerarem fatores como raça, educação, número de parceiros sexuais e participação religiosa.

A literatura médica possui trabalhos que mostram resultados semelhantes, apontando que quanto mais tempo casais esperavam para transar antes do casamento maior erra sua satisfação dentro do relacionamento.

Porém, os pesquisadores não podem esclarecer o porquê de essa associação existir. É possível que casais que iniciem a prática sexual mais cedo tenham expectativas mais altas de frequência da prática e do interesse do parceiro no sexo, sendo que essas são coisas que tendem a declinar com o tempo.

“Os desentendimentos eventuais entre as expectativas sexuais individuais e as recompensas reais podem prejudicar os processos saudáveis da formação do casal”, explicam os pesquisadores.

Porém, pode haver outra explicação, como diferenças de personalidade entre pessoas que escolhem fazer sexo logo e aquelas que decidem esperar.

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Brigham Young e publicada no periódico Journal of Sex Research.

Fonte: Live Science, 5 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários