Folhetos de saúde

Tinha do pé (pé de atleta)

© Equipe Editorial Bibliomed  

1. Tinha do pé: o que é isso?

Certamente você já ouviu ou já teve a tinha do pé. Ela nada mais é do que a popularmente conhecida “frieira” ou “pé-de-atleta” .  Trata-se de uma infecção causado por fungos que possuem predileção e são capazes de colonizar áreas com muita queratina (por exemplo, a região entre os dedos dos pés).

2. Quais são os principais agentes causadores da tinha dos pés?

Os agentes causadores da tinha dos pés mais freqüentemente encontrados são o Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e Epidermophyton floccosum – todos fungos.

3. Quais são as características da tinha dos pés?

A tinha dos pés é mais freqüente em adolescentes e adultos e possui três apresentações diferentes:

  1. Forma intertriginosa: é a que ocorre entre os dedos. Nota-se vermelhidão, descamação, maceração e fissura entre os dedos. Além dos fungos citados anteriormente, a Candida albicans  também pode estar envolvida no seu desenvolvimento.
  2. Forma escamosa ou hiperceratótica: normalmente, é de evolução longa, havendo um espessamento da pele da planta e bordas dos pés, com descamação e geralmente com coceira (prurido). Geralmente não se observa a vermelhidão. Pode-se ter a micose das unhas associada a esse quadro.
  3. Forma vesiculosa ou vésico-bolhosa: normalmente se associa com a forma intertriginosa. Nela observa-se a presença de vesículas ou pápulas (pequenas bolhas) agrupadas na região das plantas dos pés, geralmente acompanhadas de vermelhidão e/ou descamação. Freqüentemente complica-se com infecção bacteriana.

4. Quais outras doenças podem dar sintomas semelhantes aos da tinha dos pés?

Outras doenças podem ter uma apresentação parecida com a tinha dos pés: a psoríase, desidrose, dermatite de contato, hiperceratose traumática, hiperceratose hereditária.

5. Quais os fatores que facilitam o surgimento da tinha dos pés?

Os fatores que proporcionam o aparecimento da tinha dos pés são:

  1. Uso de sapatos fechados;
  2. Uso de meias de tecido sintético (náilon e poliéster);
  3. Freqüentar piscinas e banheiros públicos;
  4. Usar sapatos de pessoas com tinha dos pés.

6. Qual o tratamento da tinha dos pés?

O tratamento da tinha dos pés consiste na eliminação dos fatores facilitadores de seu surgimento e o uso de medicações anti-fúngicas tópicas. Se houver saída de secreções nas lesões, podem ser associados banhos com substâncias secantes, como o permanganato de potássio. Caso ocorra infecção por bactérias, devem também ser usados antibióticos locais ou sistêmicos (via oral, por exemplo). Consulte sempre seu médico.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Micoses superficiais in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.

SILVA, C.M.R.; VIANA, M.R.A . Dermatoses mais comuns nas crianças e adolescentes in: ALVES, C. R. L.; VIANA, M.R.A . Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte, Coopmed, 2003.