Folhetos de saúde

Artrite reumatóide juvenil de início oligoarticular

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A artrite reumatóide é um grupo de doenças que se caracteriza pela presença de inflamação das articulações (juntas), de duração maior que 6 semanas. A foram juvenil é aquela que afeta os indivíduos de até 16 anos de idade.

A artrite reumatóide juvenil é comumente classificada em três tipos: de início sistêmico, de início poliarticular e de início oligoarticular. Este texto tratará da última forma.

A artrite reumatóide juvenil de início oligoarticular destaca-se por acometer uma a quatro articulações. Não cursa com febre na apresentação usual. Essa forma é responsável por quase metade dos casos de artrite reumatóide juvenil.

Quando suspeitar?

Esse subtipo de artrite reumatóide juvenil é dividido em três tipos, conforme a forma de manifestação clínica.

O tipo I é mais freqüente nas meninas, sendo que afeta cerca de 6 meninas para cada menino com a doença. É mais comum em idade inferior a 4 anos. Além da inflamação articular, cursa com acometimento ocular de longa evolução, por vezes sem sintomas clínicos aparentes, podendo evoluir para a cegueira. A pesquisa do fator reumatóide no sangue é positiva na maioria das crianças. A inflamação das juntas afeta comumente os joelhos, tornozelos ou cotovelos, não se observando simetria (quando um lado está doente, o outro freqüentemente está sadio). O quadro é indolor ou pouco doloroso, o que é ruim porque atrasa o diagnóstico da doença. Não se observa presença de deformidades nas juntas na maioria dos pacientes.

O tipo II é mais comum nos meninos, com 9 casos para cada caso de acometimento em meninas. Afeta usualmente crianças com idade superior a 9 anos. A inflamação atinge os joelhos, tornozelos, quadris e pequenas juntas das mãos, de forma assimétrica. Pode afetar os olhos de forma abrupta, porém sem seqüelas.

O tipo III é um diagnóstico de exclusão. Assim, os pacientes com artrite em até 4 juntas, que não se enquadram nos sintomas e na classificação acima, são classificados neste tipo clínico.

Qual o melhor tratamento?

O tratamento das formas de atrite reumatóide juvenil é bastante semelhante. Usualmente o paciente faz uso de medicamentos antiinflamatórios, com o intuito de prevenir lesões graves das juntas, e que levem posteriormente à ocorrência de deformidades.

Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Reis AF, Santos FPST. Problemas reumatológicos mais comuns. In: Leão E, Corrêa EJ, Viana MB, Mota JAC. PEDIATRIA AMBULATORIAL, 4a edição. Coopmed editora médica, BH-MG, 2005: 921 – 936.