Folhetos de saúde

Síndrome mista de ansiedade e depressão

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A Síndrome mista de ansiedade e depressão trata-se de condição caracterizada pela associação de sintomas depressivos e ansiosos. É importante ressaltar que nesse caso nenhuma das duas síndromes (depressiva e ansiosa) é grave o suficiente para individualmente constituir um único diagnóstico, denominando-se, então, o quadro de distúrbio misto de depressão e ansiedade.

É uma importante entidade clínica, dado a dificuldade do seu diagnóstico correto devido a multiplicidade de sintomas possíveis de estarem presentes, bem como ao potencial de desfechos graves como o suicídio.

Como se identifica?

A base para o diagnóstico é a detecção da associação de sintomas depressivos com sintomas de estados ansiosos. O indivíduo passa a apresentar uma angústia intensa, não consegue ficar quieto, caminha de um lado para o outro, desespera-se. Esses são os mais comuns sintomas ansiosos. Associam-se a estes os sintomas orgânicos verificados nos estados ansiosos, tais como tremores, cansaço fácil, sensação de falta de ar ou asfixia, batedeira no peito ou coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tonteira, ânsia de vômitos, diarréia, desconforto abdominal, ondas de calor, calafrios, micção freqüente, dificuldade para engolir, sensação de “bolo na garganta”, dentre outros.

As manifestações depressivas mais freqüentes são a tristeza excessiva, melancolia, choro fácil ou freqüente, apatia e indiferença com as coisas (ex: “tanto faz como tanto fez”), sensação de falta de sentimento, de tédio, aborrecimento crônico, maior irritabilidade especialmente com situações corriqueiras que usualmente não incomodavam a pessoas (ex: ruídos, vozes, pessoas), desespero, desesperança.

Associam-se a estes sintomas depressivos acima diversos outros, como desânimo, redução da vontade, insônia ou sono excessivo, redução ou aumento do apetite, redução do apetite sexual, diminuição da resposta sexual (disfunção erétil, orgasmo retardado ou ausência de orgasmo), incapacidade de obter prazer em várias esferas da vida. Também surge ideação negativa, pessimismo em relação a tudo, idéias de arrependimento e culpa, ruminações com mágoas passadas, idéias de morte, desejo de desaparecer, dormir para sempre.

Nota-se prejuízo nas atividades cotidianas, devido principalmente ao déficit de atenção e concentração, redução da capacidade de memória, dificuldade para tomar decisões, sentimento de baixa auto-estima, de insuficiência, incapacidade, vergonha e autodepreciação.

Como é abordada esta Síndrome?

Diante do exposto percebe-se a ampla gama de sintomas e possíveis apresentações da síndrome, o que por vezes dificulta e retarda o correto diagnóstico e conseqüente instituição de tratamento adequado.
Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

Dalgalarrondo P. Síndromes ansiosas. In: Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000:188 – 189.

Dalgalarrondo P. Síndromes depressivas e maníacas. In: Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000:188 – 189.